Se não tivessem recebido a grande prova de seu poder, jamais se teriam lançado em tamanha aventura.” (São João Crisóstomo)
O Mosteiro da Virgem de Guadalupe, da Congregação Beneditina do Brasil, foi fundado em 27 de fevereiro de 1994, a pedido de Dom Aldo Gerna, então bispo da Diocese de São Mateus-ES. O pedido foi dirigido à Madre Eugênia Teixeira, OSB, abadessa do Mosteiro da Virgem (Petrópolis-RJ) naquela ocasião.
Dispondo ele de donativos obtidos na Europa, começou logo a construção do mosteiro, com projeto arquitetônico de Cláudio Pastro, em terreno doado generosamente pela Associação de Moradores Nova Esperança.
Foram enviadas oito monjas: Me. Pr. Maria da Assunção, Ir. Maria Águeda, Ir. Ana Elza, Ir. Vera Lúcia, Ir. Plácida, Ir. Paula, Ir. Gabriela e Ir. Elizabeth. Logo no 1º ano da fundação, entrou uma postulante, que hoje já é monja professa consagrada.
Ir. Maria da Assunção foi nomeada primeira prioresa do mosteiro, cargo que ocupou até 2004, sendo então nomeada Me. Vera Lúcia, atual prioresa. A 04 de julho de 2008 foi erigido em Priorado Conventual.
2 comentários
Magnífico, um Mosteiro deste porte em S. Mateus ES. Isnpiração Divina, executada pelo magistral D. Aldo Germa. Parabéns as Religiosas que aí estão fazendo o Reino de Deus acontecer. Esta façanha, esta ousadia, nos faz crer com conficção que é possível viver num mundo de Deus sendo, FRATELLI TUTTI…
AGRADECIDA A TODOS QUE SE DOAM PARA SERMOS UMA IGREJA COM CHEIRO E ROSTO DE POVO, EM ESPECIAL OS MAIS EMPOBRECIDOS. VIVA OS COMBONIANOS….
Lindo demais, perfeito para retiro espiritual.