Vinde a mim, todos vós que estais cansados… e vos darei descanso.” (Mt. 11,28)
O Senhor apareceu a Abraão junto aos carvalhos de Mambré. Meu Senhor, disse ele, se encontrei graça a teus olhos, não passes sem entrar na casa de vosso servo. Eu vos trarei um pouco de pão e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho. (Cf. Gn. 18, 1-5)
Nosso mosteiro quer ser para nossos hóspedes como a sombra dos carvalhos de Mambré, a tenda de Abraão. Pela fé Abraão hospedou anjos. São Bento nos diz que todos os hóspedes sejam recebidos como o Cristo. “Fui peregrino e me acolhestes”. (RB 53 e Mt. 25,35)
Abraão serviu pão, e outras iguarias, próprias de seu tempo, para seus visitantes. Hoje nos mosteiros os visitantes encontram o Banquete sagrado da Eucaristia, o “Pão dos Anjos”, alimento para o corpo e para a alma, e é o próprio Cristo que ao invés de dar vida nova a Sara e Abraão por uma promessa de filho, é Ele mesmo, o Filho de Deus enviado pelo Pai que se dá em alimento para restaurar as forças daqueles que buscam nos mosteiros um lugar de paz, de silêncio, de oração, de encontro pessoal com Deus e consigo mesmo, sob a sombra não dos carvalhos de Mambré, mas da oração da Igreja.
Nossa hospedaria (Casa de Betânia) é simples, orante e aconchegante. Dispõe de oito quartos, destes, dois quartos são suítes, sendo uma delas para casal, todos ornados de um jardim fechado (lembrando que nossos corações é que devem ser esse jardim fechado, lugar de encontro com Cristo, esposo de nossa alma), salão, refeitório, copa e lavanderia, além de um acolhedor hall de entrada. A diária inclui quatro refeições (café, almoço, lanche e jantar).
Os hóspedes, se desejam, participam da Missa diária e do Ofício Divino (Liturgia das Horas) com as monjas.
Para agendar hospedagem, fale com a irmã hospedeira no telefone (27) 3763-2525 ou no email: mosteirovg@gmail.com. Aguardamos sua visita.
8 comentários
Achei lindo o mosteiro, gostaria muito de conhece-lo levando meus filhos e meu marido. Desfrutar desta paz e visitar a cidade e o que ela oferece.
Abraços,
Delma Tomaz
Gostaria de conhecer em 2021
Será uma alegria recebê-la!
Salve, Irmãs!
Nas instruções para doação, o número do CNPJ está incompleto.
Paz e Bem!
Bom dia, Demerval. Deus o recompense por sua caridade em nos avisar. Corrigimos!
Que lindo, assim que vencermos está Pandemia, quero fazer uma visita. Paz e Bem!
Não encontrei no site informações sobre como fazer parte do mosteiro (como me tornar um monge). Como proceder? Com quem eu falo?
Recomendo que faça visitas ao mosteiro. Que tenha contato pessoal. Procure o seu mosteiro mais próximo. Deus o abençoe!