Comunidade

Nada antepor ao amor de Cristo.” (RB 4,21)

As monjas beneditinas seguem a Regra de São Bento. Vivemos o ora et labora, ou seja, dividimos o nosso tempo entre a oração e o trabalho, tendo como finalidade única em todas as nossas atividades a BUSCA DE DEUS (RB 58,7).

Temos a celebração eucarística como centro de nossas vidas. Cada vez que a comunidade se reúne na celebração do Ofício Divino (Liturgia das Horas) é sinal e realidade da Igreja orante.

Os salmos, porque brotaram do coração do próprio Deus, exprimem os sentimentos que as pessoas carregam em si. Nessa oração, na verdade, é o próprio Cristo que se associa a seu corpo místico, chorando com os que choram, alegrando-se com os que se alegram, consolando os tristes… Desse modo é que a monja tem uma missão co-redentora, não só em uma diocese, mas para a humanidade inteira.

Nossa vida é muito simples: a oração no silêncio do claustro, a Lectio Divina, isto é, a palavra de Deus orada e meditada no silêncio e na solidão, no ideal da oração contínua. Aplicamo-nos aos estudos monásticos, patrísticos, doutrinais e litúrgicos.

“A ociosidade é inimiga da alma; por isso em certas horas devem ocupar-se os irmãos com o trabalho manual, e em outras horas, com a leitura espiritual” (RB 48,1). Além dos afazeres domésticos, produzimos artigos variados que geram recursos para ajudar na manutenção do mosteiro. Nossos produtos se encontram na loja.